ÚLTIMAS »

Artistas pela liberdade de Cesare Battisti



O Mafuá do Malungo recebe notícia da Coordenação do Movimento pela Liberdade Já de Cesare Battisti. O grupo convoca todos os artistas e amigos da arte a se fazerem presentes hoje, quarta-feira, 19/01/2011, às 19h, no Teatro Universitário – Av. Da Universidade, 2210 – Benfica. A  motivação do encontro é a de promover uma reação contra a extradição do escritor, poeta e ativista político italiano que foi anistiado diversas vezes pelo governo francês sob a “Doutrina Miterrant”. Que, à época, regulamentava que não seria extraditado nenhum preso político que tivesse abdicado da violência caso, em seu próprio país, não lhe tivesse garantido o direito à ampla defesa. A reunião de hoje busca consolidar, agora com a classe artística, o movimento pela libertação do ex-ativista italiano. O evento, no entanto, não é o primeiro nesse sentido.

Semana passada, dia 10, houve reunião na sede do Sindicato dos Trtabalhadores da Universidade Federal do Ceará (SINTUFCE). Na ocasião, foram discutidas propostas para dar “caráter permanente ao movimento”, como meios de divulgação com distribuição de panfletos e grafites pela cidade, além de tentar acertar uma data para um “ato de divulgação”.

E para provocar de forma poética os artistas e amantes da arte sensibilizados pelo caso do prisioneiro político italiano, circula na internet um texto, escrito pelo ator e teatrólogo Ricardo Guilherme, que reproduzimos abaixo:

Preparo rimas e emoções e prenuncio a vinda do homem proibido. Pressuponho ritos e moções e anuncio as boas-vindas ao homem proscrito. Pronuncio palavras e canções para anunciar aquele que não está ainda livre como estão livres os seus ideais. Providencio primas e bordões e proclamo o preso preclaro, escravo de si mesmo, escravo de sua consciência, escravo de sua liberdade.

Um dia virá que todos virão para ver que esse estrangeiro, mas irmão, há de vir e o seu devir  há de varar a praça e todos verão que em seus passos caminha a multidão. E todas as janelas se abrirão e delas, então, todos os olhos hão de surgir. Porque – além da vida já vivida – há uma outra ávida vida a viver; porque – além da vida já havida – há uma outra vívida vida a haver no porvir que virá veloz, na viva e voraz roda-vida.

Por isso é que desde agora me pressuponho; para isso é que desde agora me preparo. Porque vem vindo em mim, por sua vinda, as margens do futuro, implodindo o labirinto das celas, desinventando as horas e deixando apenas os minutos e os segundos. Por isso é que desde agora a borboleta também se prepara; para isso é que desde agora a borboleta também pressupõe suas asas: para romper a masmorra e prorromper o voo que vai prenunciar sua vinda e proclamar – bem-vinda – a vida. 

_______________________________

Confira:

Aqui a Convocatória para reunião de artistas pela librdade de Césare Battisti.

Aqui o Manifesto Pela Liberdade Já Para Cesar Battisti.

Aqui a metéria do jorna O Povo sobre a reunião do Movimento pela libertação de Cesare Battisti que ocorreu no dia 10, no SINTUFCE.

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossas notícias automaticamente ou clique aqui para assinar nosso feed.

0 comentários para Artistas pela liberdade de Cesare Battisti

Deixe um comentário


Informações da cidade
Institucional
Informações úteis

+ POPULARES

2010 Solonópole. - Desenvolvido por milvinil